segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Resenha: As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia - Marion Z. Bradley

Publicado originalmente no Livros Fantásticos sua visita é muito importante.

Uma única história pode ter diversas versões, tudo depende apenas de onde estamos presenciando essa história e qual a nossa perspectiva quanto a ela.
Um exemplo clássico é a história do Rei Arthur. Sabemos que existem centenas, talvez milhares de versões para ma mesma história. O que as diferencia é a forma como são contadas, portanto cada versão é uma história única de uma única história.
E podemos dizer Marion Z. Bradley tornou uma história que já estava ficando batida com o tempo na mais célebre versão dos contos do Rei Arthur. Trazendo a perspectiva das mulheres por trás do trono de Arthur ela nos faz entender algumas pequenas lacunas na história.
As Brumas de Avalon é uma série constituída por 4 volumes, sendo eles:



• A Senhora da Magia;

• A Grande Rainha;

• O Gamo Rei;

• e O Prisioneiro da Árvore.
As Brumas de Avalon não é um romance para ler e ser esquecido rapidamente, por tratar de assuntos tão profundos ele deve acompanhar-nos nos diversos campos da nossa vida.
Em uma época que as mulheres eram deixadas de lado por serem tidas como o sexo frágil, Marion nos surpreende com sua narrativa onde estas mesmas antes denegridas se tornam o eixo que move essa história e consequentemente todos os pequenos detalhes dela, pois em cada acontecimento podemos perceber a influencia delas.
Além desse tema, Marion ainda nos contempla com a revelação do misticismo por trás da famosa espada Excalibur e ritos pagãos que foram suprimidos pela cristianização. Tudo isso envolto na política que unia ou desencadeava guerras entre os povos.
Falando apenas do primeiro volume, A Senhora da Magia, vemos que na primeira parte a história foca principalmente a vida cotidiana Igraine, a jovem pagã que é casada contra a vontade com o Duque da Cornualha e vê-se pressionada por Avalon a se casar com Uther Pendragon e gerar a criança que salvará a Bretanha. Junto com sua filha, Morgana, ela passa por momentos difíceis e alguns felizes.
Igraine era totalmente apaixonada por Uther e logo cumpriu o que Avalon lhe pedia, porém cortou relações com o paganismo se comportando como uma cristã fervorosa, embora em segredo adorasse a Deusa de Avalon.
Já o restante do volume aborda a adolescência de Morgana que é levada por Viviane, irmã mais velha de Igraine, para ser treinada em Avalon para se tornar uma sacerdotisa de Avalon.
Quando Morgana cumpre um dos rituais para gerar um filho para Avalon sua relação com Viviane se deteriora ao ponto de Morgana abandonar o sacerdócio e também a ilha de Avalon.
Ao lermos A Senhora da Magia temos que ter algumas coisas em mente. Qual era o papel da mulher? Quais eram as conseqüências dos casamentos arranjados? Qual era o significado por trás da entrega da espada?
Posso dizer sem sombra de dúvida que As Brumas de Avalon é um livro que nos leva a outro patamar na leitura nos fazendo ir ainda mais fundo n contexto histórico por trás da narrativa.
Boa Leitura... No próximo post trarei o segundo volume, A Grande Rainha.

Comentem é de graça... e a saga continua nos próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails