sábado, 13 de dezembro de 2008

Oscar 2009...

Mês de dezembro iniciando e começam-se os rumores sobre aqueles que serão os filmes laureados com a honra máxima do cinema em fevereiro do ano que vem. Pode ser que seja muito cedo, mas enquanto as nossas vidas aqui no Brasil vão passando suavemente, lá fora os filmes que possivelmente vão competir pela estatueta dourada já passaram por exibições, ainda que especiais em festivais.

Começando com o vencedor do Leão de Ouro,The Wrestler, que traz Mickey Rourke no papel de um lutador em vias da aposentadoria, o que já promete muita coisa. O filme está sendo considerado como a volta triunfal do ator às telonas. Ainda direto de Veneza,Queime Depois de Ler, dos irmãos Coen, já queimou muita coisa por aí e a dupla de diretores pode fazer uma dobradinha esse ano após o Oscar do controverso Onde os Fracos Não tem Vez.

Além dos irmãos, os grandes diretores da vez são Johnathan Demme, que volta à cena mundial com O Casamento de Rachel, que pode ainda trazer a indicação de Anne Hathaway para melhor atriz; Clint Eastwood deve escapar de outro confronto com Martin Scorsese e tentar mais uma estatueta com o longa A Troca, com Angelina Jolie no elenco (talvez buscando a sua segunda estatueta também); Charlie Kauffman pode entrar na disputa com Synedoche, New York, apostando no talento de Phillip Seymour Hoffman; E Woody Allen no já conhecido Vicky Cristina Barcelona, o filme mais comentado do diretor em muito tempo.

Nas atuações, muitos apostam, além de Mickey Rourke, que Brad Pitt possa conseguir certo reconhecimento por O Curioso Caso de Benjamin Button, novo filme de David Fincher. Leonardo Di Caprio também aparece bem cotado pelos longas Apenas um Sonho (ao lado de Kate Winslet, dez anos após Titanic) e Rede de Mentiras, do também cotado Russell Crowe. Benicio Del Toro pode impressionar com seu Che Guevara, em Guerrilla; Frank Langella, Josh Brolin e Sean Penn podem agradecer o resto de suas vidas por terem interpretado políticos: presidentes no caso dos dois primeiros (“Frost / Nixon” e “W.”) e senador no caso de Penn (Milk). Don Cheadle e Daniel Craig podem se destacar pelos seus personagens em O Traidor e Defiance, respectivamente. Já com as mulheres, além de Anne Hathaway e Angelina Jolie, Nicole Kidman (Austrália), Meryl Streep (Mamma Mia!”), Maria Bello (Downloading Nancy), Sally Hawkins (Happy-Go Lucky) e Keira Knightley (A Duquesa) podem estar no páreo e quem sabe, Julianne Moore (Ensaio Sobre a Cegueira).

Por falar nisso, pode ser que existam chances reais de Fernando Meirelles entrar na corrida por seu “Ensaio…” e dar um pouco de orgulho ao Brasil.Última Parada: 174 já está desacreditado, mas nunca é tarde para perder as esperanças. E podemos sempre contar com Linha de Passe e o próprio Tropa de Elite em algumas outras categorias que não a de melhor filme estrangeiro.

No campo das animações temos a Disney apostando alto no apelo de Wall-E, tendo inscrito o filme em todas as categorias, incluindo Melhor Filme. Ele pode pegar concorrentes pouco menos apelativos, mas igualmente fortes, como Kung Fu Panda e o estigma de Star Wars: The Clone Wars. E ainda pode sobrar uma indicação – mais uma vez – para Hayao Myiazaki por Ponyo on the Cliff by the Sea.

Para os prêmios mais técnicos, os blockbusters devem sair mais bem cotados. Homem de Ferro, Speed Racer, O Incrível Hulk, e o inédito Coração de Tinta podem figurar as indicações, bem como o mais novo 007, que pode aparecer também. E aí resta apenas uma dúvida: a academia vai ou não se render a Heath Ledger e a Batman – O Cavaleiro das Trevas como um todo? O Oscar póstumo tão sonhado por legiões de fãs que ficaram perplexos com o Coringa de Ledger ainda é uma incógnita, da mesma forma quanto a indicações em geral para o filme. Lembrando que o “Batman” de Tim Burton ganhou uma indicação em direção de arte, Batman – O Retorno eBatman Eternamente também conseguiram indicações técnicas e “Batman Begins” conseguiu uma em fotografia.

E tudo isso não passa de especulação, já que cada vez mais o Oscar fica surpreendente e acaba dando tudo ao contrário. Wall-E pode mesmo ir parar com uma indicação de melhor filme, ao lado deThe Dark Knight? Ou não? Apesar do jogo de apostas e incertezas, o bom mesmo é esperar as indicações oficiais e ver o que a academia vai aprontar esse ano. Que as opiniões sejam lançadas e os jogos começem.

* Texto extraído de Rapadura Blog, escrito por Marcos Nascimento*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails