sábado, 24 de julho de 2010

Homenagem ao Dia do Escritor (Estante Virtual)

Ontem, 23 de Julho, a Estante Virtual fez um post muito interessante para todos que querem se aventurar no mundo das palavras, mas não sabe como começar. Segue o post:
Tornar-se um escritor! Esse é o sonho de muitos amantes da literatura. Mas escrever envolve muito mais do que, apenas, vontade. Autores consagrados garantem que o trabalho é árduo e um dos maiores desafios é conquistar e envolver o leitor a partir da escrita. Próximo ao Dia do Escritor (25 de julho) além de parabenizá-los por seu trabalho, nosso objetivo é repassar suas dicas para quem deseja tornar-se um deles. Se escrever um livro também é o seu sonho, anote as dicas de quem entende do assunto. Lápis e papel na mão, seu primeiro livro pode começar aqui!
Nosso primeiro conselheiro é o renomado e já falecido escritor George Orwell, autor das famosas obras 1984 e A Revolução dos Bichos. No ensaio Politics and the English Language, publicado em 1946, ele garante que para uma escrita eficiente, um aspirante a escritor:
1. Nunca deve usar metáforas, ironias ou outras figuras de linguagem clichês.
2. Deve cortar palavras sem prejuízo do sentido final.
3. Não deve usar o tempo passivo se pode-se fazer uso da voz ativa.
4. Não deve utilizar estrangeirismos, palavras muito técnicas ou jargões quando se tem palavras usuais e de sentido equivalente.
Já o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez faz advertências aos escritores. O texto original em espanhol pode ser lido na Biblioteca Digital Ciudad Seva.
1. Uma coisa é uma história longa e outra é uma história alongada.
2. O final de uma história deve ser escrito quando você ainda estiver na metade.
3. O autor lembra mais facilmente como uma história termina do que como ela começa.
4. É mais fácil atrair a atenção de um coelho que a de um leitor.
5. É necessário começar com a intenção de que se escreverá a melhor coisa (jamais escrita) porque logo essa vontade diminui.
6. Se você se aborrece escrevendo, o leitor se aborrece lendo.
7. Não force o leitor a ler uma frase novamente para compreender seu sentido.
O mestre do suspense, Stephen King, também dá dicas na sua autobiografia On Writting – A Memoir of the Craft:
1. Vá direto ao ponto. Não desperdice tempo do leitor com introduções longas.
2. Escreva um rascunho e deixe descansando na gaveta por algum tempo. Só assim é possível se distanciar do texto para então editá-lo, fazer cortes e melhorias.
3. Corte seu texto. Retire frases, capítulos, tudo o que for supérfluo para passar sua mensagem com mais clareza. Segundo Stephen King, 10% de corte do texto é uma boa média.
4. Leia e escreva muito. Assim você tem inspiração para novos temas e aprende o que não deve fazer!
6. Se as críticas surgirem, King afirma: não se prenda muito ao que os outros pensam ou você não fará seu trabalho. Sua escrita, provavelmente se tornará pior e menos divertida.
No Brasil, o escritor Flávio Carneiro também dá seu recado em uma entrevista exclusiva para a Estante Virtual. Ele nos conta que decidiu ser escritor por uma influência de seu pai: “Meu pai é um grande contador de histórias, desses contadores de causos que a gente não encontra mais. Quando vi já estava escrevendo contos também e alimentando o sonho de ser escritor”, relembra o autor.
Para Carneiro, o maior desafio na vida de um escritor pode ser finalizar suas obras. “É sempre uma grande aventura, nem sempre com final feliz. Já abandonei algumas histórias no meio e isso é algo bastante difícil de fazer”. A inspiração, ele busca em fatos da vida, sonhos e outros livros. “Os sebos são uma boa fonte de inspiração pelos livros em si e também pelas dedicatórias. É bom muito ler livros comprados em sebos com dedicatórias feitas à mão”, revela o escritor.
Segundo o autor, o grande segredo de um escritor está na paciência! “É preciso ter paciência. Muita paciência. O processo de escrever um livro é demorado, exige dedicação e calma. É preciso reescrever muito mais do escrever. E seu texto só está pronto quando você puder olhar pra ele e dizer, com sinceridade: se esse texto fosse um livro, de outro autor, eu gostaria muito de lê-lo. Só então, é hora de se preocupar em publicar”. Para quem encontra dificuldades para divulgar suas primeiras obras, ele dá a dica: “A Internet é o melhor caminho. Os sites de relacionamento e os blogs também”. A participação em oficinas literárias e concursos, igualmente, rendem bons frutos. Segundo o autor, neles é possível ter contato com outros escritores, ver o que estão fazendo e dividir experiências.
Se você também tem suas dicas, não deixe de compartilhar comentando este post.
Isso me incentivou a desenterrar alguns projetos.
O que acharam? Comentem... 
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails