sexta-feira, 30 de julho de 2010

Resenha: Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden (Livros Fantásticos)

Publicado originalmente no Livros Fantásticos não deixem de visitar o site é ótimo.

Ela se pinta para esconder o seu rosto. Seus olhos são águas profundas. O resto é escuridão. O resto é segredo. Estas não são as memórias de uma Imperatriz, nem de uma Rainha. Estas são memórias de outro tipo.

Memórias de uma das mais famosas gueixas do Japão: Nitta Sayuri. Ela nos conduz por um mundo onde o que conta são as aparências, onde mulheres são treinadas para a sedução e o amor não passa de uma ilusão.
Tudo começa em 1929, quando Sayuri uma criança de apenas 9 anos de idade é vendida como escrava junto com sua irmã.
Sua vida em Gion não é fácil, constantemente é alvo das armadilhas de Hatsumomo, uma gueixa que vive na mesma casa de gueixas que Sayuri. Desde cedo ela treinada nas artes da dança, da música, das vestimentas, da maquiagem e de servir saquê, para ser uma grande gueixa.
Quando criança perde de vista todos os seus objetivos, não tinha mais uma razão para viver até que conhece um homem que pode mudar sua vida. Sayuri finalmente conhece o amor, então decide se dedicar a arte de ser gueixa para conhecer o homem que ama e que se quer sabe que ela existe.
Nesse jogo de sedução, Sayuri, conhece muitos homens influentes, brinca com corações, apenas para chegar mais perto da única pessoa que ama. Mas gueixas não devem se apaixonar.
Um livro fantástico escrito por Arthur Golden que mergulha fundo nas memórias nunca antes reveladas de uma gueixa. Ele nos trás detalhes da cultura e da história japonesa pelos exóticos olhos claros de uma simples gueixa.
Mas por que uma gueixa desejaria registrar suas memórias, já que como as prostitutas – inferiores às gueixas – são poços de total confiança de seus amantes? A resposta de Sayuri é muito vaga. A verdadeira razão deve ter sido a única informação que fora mantida em segredo, portanto cabe a cada leitor tentar descobrir qual teria sido a verdadeira razão.
Quebre seus preconceitos contra essa classe e descubra o quão interessante é a vida dessas artistas japonesas. Você vai se comover com essas sinceras memórias que nos levam a sentir a verdadeira magia de se ler: a de participar da história.
Vale lembrar que Memórias de uma Gueixa também foi adaptado para o cinema em 2005 pela Columbia Pictures.
Boa leitura, ou melhor, boa descoberta.
 Comentem para que as melhoras venham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails